• Youtube
  • Instagram
Home / Batismo

  


SACRAMENTO DO BATISMO

A origem da palavra sacramento vem do grego Mysterion e do latin mysterium ou sacramentum. Santo Agostinho define Sacramento como “sinal visível da graça invisível” de Deus na vida humana. Os sacramentos da Igreja são sete, organizados em três grupos.


A) Os três blocos dos sacramentos

Sacramentos da iniciação cristã: batismo, confirmação (ou crisma) e Eucaristia;
Sacramentos de cura – confissão (ou penitência) e unção dos enfermos;
Sacramentos a serviço da comunhão e da missão: ordem e matrimônio.


B) Sacramentos da iniciação cristã

O batismo faz parte do primeiro bloco dos sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação (ou Crisma) e Eucaristia. Eles nos oferecem os fundamentos da vida cristã. Os cristãos, “renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia” (Catecismo da Igreja Católica – CIC, nº 1212).


C) Sacramento do Batismo

O substantivo Batismo provém do verbo grego baptein/baptizein e do latinbaptismue significa mergulhar, lavar. Do uso meramente profano, o Batismo recebeu significado cristão e pode ser administrado em três modalidades.

As três formas de administrar o Batismo
1) Batismo por imersão: o que pretende se batizar é totalmente mergulhado na água;
2) Batismo por efusão: forma segundo a qual a pessoa recebe água apenas na cabeça;
3) Batismo por aspersão: a pessoa recebe pouca água aspergida geralmente sobre a cabeça.

O Batismo é a porta de entrada para a Igreja comunidade do povo de Deus e para os demais sacramentos. Por ele somos libertos do pecado, regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e participantes de sua missão.

Para o apóstolo Pedro, os nascidos pelo Batismo são “gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele conquistou, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora, porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, porém alcançaram misericórdia” (1Ped, 2,9-10).

O batismo restitui ao ser humano a dignidade de filho de Deus, criado à sua imagem e semelhança, nos torna membros da comunidade de fé (a Igreja) e nos torna irmãos, filhos do mesmo Pai.

A celebração do Batismo é cheia de símbolos, usados no Batismo: água, sal, vela acesa, a veste branca, os óleos do Batismo e do Espírito santo.
São proclamados durante a liturgia batismal textos bíblicos sobre o Batismo.

 

D) O celebrante do batismo

Os ministros ordinários do Batismo são o sacerdote, o Diácono, o Bispo ou um fiel leigo, delegado pela Igreja (o bispo), como ministro extraordinário do Batismo. Segundo a orientação da Igreja, na falta dos ministros ordinários e extraordinários do Batismo “em caso de perigo e sobretudo de morte, qualquer fiel, e mesmo qualquer pessoa movida de reta intenção, pode, por vezes, e até deve, administrar o batismo” (Ritual do Batismo de crianças, 16).

A Igreja pede que os cristãos “leigos, uma vez que são considerados membros de um povo sacerdotal, em primeiro lugar os pais, em razão de ofício, os catequistas, as parteiras, as senhoras que se ocupam de obras assistenciais, sociais e similares, e de enfermos, como também os médicos e cirurgiões, procurem aprender, conforme sua possibilidade, a maneira correta de batizar em caso de necessidade” (Ritual do Batismo de crianças, 17).

Durante a celebração do batismo usa-se a água, os óleos do batismo e do Santo Crisma. Depois de proclamar o nome do batizando, derramando a água na cabeça da pessoa, o celebrante proclama as seguintes palavras: “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Ritual do Batismo de crianças, 23; grifo do texto).

 

E) Encontro de preparação para o Batismo

A Paróquia Santo Inácio de Loyola, através da Pastoral do Batismo, oferece o curso de preparação ao sacramento do Batismo para pais e padrinhos, com os seguintes objetivos:

1- Melhor compreender o significado do sacramento do Batismo e a responsabilidade de batizar uma criança;
2- Aprofundar o significado religioso (teológico) do Batismo cristão;
3- Entender o papel dos pais e padrinhos no processo de educação da fé da criança;
4- Ajudar a melhor escolher os padrinhos.

O referido encontro, com duração de 1h30, pode ser agendado na Secretaria Paróquial. Essa preparação também pode ser realizada em qualquer paróquia, desde que forneça comprovante de participação. Neste caso, o comprovante deve ser apresentado na secretaria da Paróquia Santo Inácio de Loyola, no ato da inscrição ou até três dias antes da cerimônia do batismo.

 

F) Informações práticas sobre o Batismo

Documentos necessários: certidão de nascimento do batizando; comprovante de endereço; cópia do RG dos pais e padrinhos; Caso tenha realizado o curso de batismo em outra paróquia, trazer o comprovante de participação (lembrando que o certificado possui validade de até 2 anos).

Agendamento: As inscrições para o batismo iniciam sempre no primeiro dia útil do mês anterior ao da cerimônia e deve ser feita pelos pais do batizando (clique aqui e saiba as próximas datas dos batizados).

Inscrição: A inscrição só é concluida mediante a entrega da documentação na Secretaria Paroquial; Não fazemos reservas, nem agendamentos por telefone (clique aqui para saber o horário de funcionamento da Secretaria Paroquial).

Dúvidas entre em contato na Secretaria Paroquial através do e-mail secretaria@paroquiasantoinacio.com.br ou telefone 31 3296-2465.

 

G) Esclarecimentos

A Equipe de Batismo disponibilizará vela durante a cerimônia, os custos e detalhes são esclarecidos no Curso de Batismo (pais e familiares podem ficar à vontade para adquirir a vela fora da paróquia).

Pedimos que evitem de trazer a criança no dia do encontro de formação para o Batismo;

Os pais e padrinhos poderão trazer toalha para secar a cabeça da criança. Caso esqueçam, a Equipe do Batismo disponibiliza toalhas da paróquia;

A Consagração à Nossa Senhora acontece ao final da celebração do batismo

Ao final da cerimônia o celebrante ficará disponível para os registros fotográficos.

A Paróquia Santo Inácio de Loyola está autorizada a fazer a cobertura da celebração, produzindo fotos e vídeos para serem utilizados nos veículos de comunicação da instituição

 

H) Sobre os Padrinhos

Para que alguém seja acolhido a assumir a responsabilidade de padrinho, é necessário que a pessoa seja designada pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz às vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo; tenha idade superior a dezesseis anos; seja católico, confirmado, já tenha recebido o sacramento da eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir; não se encontre atingido por nenhuma pena canônica e não seja pai ou mãe do batizando. E tenha participado do curso de batismo.

O padrinho e a madrinha são corresponsáveis, ao lado dos pais da criança, no acompanhamento do processo de educação da fé da criança. Por isso, sejam pessoas de fé e prática cristã.

 

Mais informações na Secretaria Paroquial: 31 3296-2465 | secretaria@paroquiasantoinacio.com.br

SIGA, CURTA, COMPARTILHE, EVANGELIZE! 
facebook.com/paroquiasantoinaciobh | youtube.com/paroquiasantoinacio 
instagram.com/paroquiasantoinacio 

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça a Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 18h