• Youtube
  • Instagram
Home / Catequese
  

 

A catequese ministrada na Igreja é um processo de educação da fé e da maturidade, dentro da comunidade. É também através da catequese que nossas crianças se preparam para a Primeira Eucaristia.

Informações:

Quem participa: As crianças que iniciarão na catequese devem ter 9 anos completos ou a ser completados até 30 de junho do ano corrente.

Duração: A preparação para a Primeira Eucaristia tem duração de 1 ano e 6 meses.

Encontros: Os encontros acontecem toda quarta-feira de 18h30 às 20h.

Mais informações com as catequistas ss quartas-feiras, às 18h30.

 

A CATEQUESE

A partir da catequese iniciamos a formação básica do catolicismo, visando a recepção do Sacramento da Comunhão e perseverança na comunidade. A Catequese tem como função familiarizar adolescentes e crianças com a riqueza da fé cristã, promovendo vivências nas celebrações.

“Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,24-25).

A eucaristia não é apenas um sacramento de iniciação, como o são os sacramentos do Batismo e da Crisma. A Eucaristia é ação sacramental celebrada a cada domingo e em outros momentos significativos, sendo raiz e centro da comunidade cristã. Nela está como que condensada, em palavras e gestos, toda a nossa fé. Nela encontramos referência para nosso agir cristão. O Concílio Vaticano II define a eucaristia como fonte e ápice de toda a vida cristã. Eucaristia é ação de graças ao Pai pelo Filho no Espírito.

 

NOTAS E ESCLARECIMENTOS

Querida família, paz e entusiamo.

É com grande carinho que recebemos, novamente ou pela primeira vez, sua criança/jovem para o nosso convívio, e ela merece o melhor por SER ÚNICA E ESPECIAL. Abraçamos, junto à chegada dela, o compromisso do tratamento carinhoso, respeitoso e da colaboração intensa para o desenvolvimento e educação da sua fé.

Acontece que muitas vezes, a criança/jovem vem para a catequese sem estar motivada para isso, não compreende como e por que a catequese pode ser importante: Para que rezar? Para que cantar? Para que ler a Bíblia? Não fica claro. Então a criança/ jovem se dispersa e começa a “fazer bagunça”. Para enfrentar isso, a catequista antes de mais nada, precisa saber desta situação. Caso necessite, marque um momento individual, com uma das Coordenadoras da Catequese: Andréa, Bernadete, Miriam e Valdirene.

Na convivência com a turma, a catequista tentará ir descobrindo como motivar, sentir, focar e tocar o coração de cada criança/jovem. Não existem regras mágicas! Assim, precisamos contar com a família para que a catequese cumpra sua missão de fazer seguidores de Jesus.

1º) Os encontros da catequese acontecerão sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h. Evitem deixar sua criança muito antes do horário ou buscá-la muito tempo após o término do encontro. A pontualidade e a assiduidade são indispensáveis para o bom andamento das atividades.

2º) A contribuição semestral (R$60) deverá ser efetuada na Secretaria da Paróquial e o comprovante deve ser entregue à catequista da criança/jovem. Pedimos esta contribuição para as despesas com material, livros, folhetos, cartazes para as celebrações, tintas, colas, pinceis, lápis, canetas, lembrancinhas, guloseimas. Como sempre acontece, assumiremos as despesas daqueles que necessitarem, mas, para isso, precisamos que os interessados venham conversar conosco.

3º) Perdidos e achados: os objetos encontrados, que não estiverem marcados, ficarão guardados na Secretaria da Paróquial e, se não procurados até o final de cada mês, serão doados à instituição de caridade.

4º) Segurança! Não peçam à pessoas que “não conhecemos” para buscar a sua criança/jovem na Catequese. Caso isso aconteça, registrem por escrito e envie o nome e o número da identidade de quem vem buscá-la. Para esta função tão delicada escolham pessoas pacientes e dispostas a descer/subir escadas, visto que devem buscar a criança/jovem na sala da Catequese.

5º) Na agenda você tem acesso a todos os encontros da Catequese durante o ano.

6º) A Paróquia Santo Inácio de Loyola está autorizada a fazer a cobertura dos encontros da Catequese, produzindo fotos e vídeos para setem utilizados nso veículos de comunicação da instituição. Clique aqui e confira as fotos.

Reafirmamos que todas as crianças devem aguardar pelos responsáveis no Espaço Cidade Jardim (salão ao lado da Igreja). A criança/jovem que é liberada pela família para ir embora sozinha, deve trazer a autorização, por escrito, para ser arquivada e logo que for liberada, encaminhar-se ao seu destino. Não é permitido ficar parado ou esperando na frente da Igreja. Esta é uma medida de segurança e, portanto, não abriremos exceções.

A família e a catequese trabalham em missão compartilhada para o desenvolvimento da educação da fé. Por isso, durante o semestre, teremos alguns eventos para que possamos compartilhar esta missão tão nobre de EDUCAR. Estejam atentos e contem conosco.

Planejamos um semestre bem feliz! Contamos com a compreensão de vocês em relação ao cumprimento destes combinados. Procurem-nos no caso de alguma dúvida e sintam-se realmente felizes por fazerem parte da Paroquia de Santo Inácio de Loyola.

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça a Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 18h