• Youtube
  • Instagram
Home / Crisma
 

 

Informações:

Quem participa: O(a) participante dos encontros da Crisma deve ter recebido a Primeira Comunhão e ter idade superior a 15 anos.

Mais informações: (31) 3296-2465 ou secretaria@paroquiasantoinacio.com.br

 

SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO OU CRISMA

O sacramento da Confirmação, juntamente com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, constitui o bloco dos sacramentos da iniciação cristã. É o sacramento que confirma o Batismo. Antes de recebê-lo, o cristão já recebeu o Batismo, o Perdão e o da Eucaristia.

A “Confirmação, como o Batismo, imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou caráter indelével; razão pela qual só se pode receber este sacramento uma vez na vida” (Catecismo da Igreja Católica (CIC), 1317). Como regra geral, a idade mínima é de 14 anos. O candidato à Confirmação deve professar a fé, estar em estado de graça (confessar antes), ter a intenção de receber o Sacramento e estar preparado para ser discípulo e testemunha de Cristo, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais (CIC, 1319).

Durante a preparação para o sacramento da Confirmação, a pessoa cresce e aprofunda a graça batismal. O bispo ou um sacerdote por ele delegado é o ministro da Confirmação.Durante a Missa, durante a qual se confere o sacramento da Confirmação, o celebrante invoca a efusão do Espírito Santo sobre os crismandos.

 

A pastoral do Crisma na Paróquia Santo Inácio de Loyola

Após a primeira Eucaristia, o adolescente deve participar de encontros de perseverança e atividades paroquiais próprias para sua idade, dando continuidade ao processo de educação da fé. Quem pode receber a Confirmação? Nossa paróquia tem uma equipe de preparação para o Crisma. Aprofundam-se temas ligados à vida dos jovens, como família, vocação, convivência com os outros, política, ética, etc. A parte central do curso gira em torno de temas sobre a fé, Igreja, o sacramento do santo Crisma, Bíblia, história da Salvação, a vida de Jesus e dos Apóstolos, Maria, a vida das primeiras comunidades cristã, que vai do tempo dos apóstolos até hoje.

Todo batizado pode receber este Sacramento, inclusive o adulto que ainda não foi crismado. Para recebê-lo licitamente é necessário estar devidamente preparado, disposto e em condições de renovar as promessas do Batismo. Daí a necessidade de fazer o curso de preparação. Como regra geral, a idade mínima é de 14 anos.

Jovens e adolescentes são preparados para a recepção do sacramento da Crisma através de encontros semanais com temas de capacitação cristã visando a maturidade da fé que leve ao engajamento comunitário.

 

Escolha do padrinho ou madrinha

O padrinho ou madrinha do crismando seja escolhido pelo próprio jovem. Os pais, porém, podem ajudar seus filhos no discernimento da escolha do padrinho. O padrinho/madrinha não pode ser os pais do crismando. Precisa ser católico, confirmado, ter recebido o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e estar disposto a orientar sua vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir; precisa ter dezesseis anos completos. É desaconselhável escolher como padrinho o esposo (a), namorado(a) ou noivo(a).

Invocação do Espírito Santo

“Deus todo-poderoso, Pai de Nosso senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito santo fizestes renascer estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito santo Paráclito; dai-lhes, senhor, o Espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito da ciência e piedade – e enchei-os do espirito do vosso temor (CIC, 1299).

A confirmação ou o Crisma é conferido pela unção do santo crisma na fronte. O celebrante impõe a mão e pronuncia estas palavras: “Recebe o selo do Dom do Espírito Santo” (CIC, 1300). Encerra o rito com o ósculo da paz, significando que o crismado manifesta sua comunhão eclesial com o bispo e com todos os fiéis (cf. CIC, 1301).

A Confirmação produz crescimento e aprofundamento da graça batismal:

Enraíza-nos mais profundamente na filiação divina, que nos faz dizer “Abbá, Pai” (Rm 8,15), une-nos mais solidamente a Cristo;

Aumenta em nós os dons do Espírito Santo;

Torna mais perfeita nossa vinculação com a Igreja [Cf. LG 11];

Dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé pela palavra e pela ação, como verdadeiras testemunhas de Cristo, para confessar com valentia o nome de Cristo e para nunca sentir vergonha em relação à cruz (cf. CIC § 1303).

 

No dia da Missa do Santo Crisma, recebe-se os sete dons do Espírito Santo.

Sabedoria - É a sabedoria que nos faz reconhecer e buscar a Verdade, que é Deus, fonte da verdadeira Sabedoria. Nós encontramos a sabedoria de Deus na Sua própria Palavra revelada (a Bíblia), na beleza da criação e nos ensinamentos da Igreja, ao longo de sua Tradição.

Entendimento - Dom que nos faz aceitar as verdades reveladas por Deus.

Conselho - É a luz para distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida, e as vidas daqueles que precisam de um conselho nosso.

Ciência - Não é a ciência do mundo, mas a ciência do Sagrado, das coisas de Deus. Ciência da Verdade e da Vida. Por esse Dom, o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir na realização da nossa verdadeira vocação.

Fortaleza - É o Dom da coragem para viver fielmente a fé no dia-a-dia, até mesmo no martírio, se for preciso.

Piedade - É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Nesse dom nos é dado o sabor das coisas de Deus.

Temor de Deus - Não é medo de Deus: “O Perfeito Amor lança fora o medo; quem tem medo não é perfeito no Amor” (Jo 4, 18). Significa viver o Amor sincero por Deus, tão grande que queima o coração de respeito e sincera devoção pelo Criador. Não é pavor da Justiça Divina, é zelo em agradar a Deus.

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça a Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 18h