• Youtube
  • Instagram
Home / Secretaria Paroquia Conselhos

 

Conselho Pastoral Comunitário - CPC

As comunidades são o lugar primordial onde se manifesta, organiza-se e se efetiva a vida cristã. Elas formam a base de toda a estrutura da Igreja, pois é aí que a maioria do Povo de Deus vive e concretiza sua "cidadania eclesial". Por isso, o CPC é o órgão privilegiado e indispensável para o fortalecimento da comunhão, da colegialidade e da corresponsabilidade pastorais, tão necessárias à organicidade da Igreja Viva, desde as suas bases.

 

Conselho Pastoral Paroquial - CPP

O CPP é órfão vital e indispensável noâmbito da Paróquia, como elo de articulação e concretização da rede de comunidades e de planejamento das atividades paroquiais. É o lugar onde se exprime, de forma mais evidente, o espírito de comunhão, de colegialidade e de corresponsabilidade necessários ao incremento das ações evangelizadoras, em sintonia com as Diretrizes da Arquidiocese, sob a orientação do Arcebispo.

 

Conselho Pastoral Forâneo - CPF

Derivada da palavra latina fórum, a forania é um espaço apropriado para a partilha e o debate das questões pastorais e evangelizadoras, reunindo e articulando diversas paróquias vizinhas, em uma espécie de rede. Esse modelo de organização eclesial favorece as ações coletivas, possibilita a comunhão fraterna, possibilita aproveitar melhor as potencialidades e enfrentar os desafios da realidade, supera o isolamento e a pretensão de autossuficiência de muitas paróquias. Atuando no âmbito da forania, o CPF possibilita e otimiza as discussões, sendo espaço para que o laicato e os ministros ordenados se ajudem como irmãos, corresponsável pela evangelização.

Representantes paroquiais: Domingos e Valdirene

 

Conselho Pastoral Regional - CPR

O CPR é o espaço de se pensar o novo, de despertar a "consciência profética da Igreja", de reflexão e encaminhamento do Plano Pastoral Regional e de promover esforços de formação para a revitalização dos Conselhos, a serviço do Evangelho.

 

Conselho Pastoral Arquidiocesano - CPA

O CPA, previsto no Direito Canônico, tem caráter consultivo, mas é o lugar da fermentação e reflexão madura e lúcida, em âmbito arquidiocesano, das Diretrizes da Ação Evangelizadora delineadas pela Assembleia do Povo de Deus. Fiel a essas, exprime o rosto da Arquidiocese e pensa a novidade do Reino de Deus com ousadia, propondo passos para a sua realização no caminhar dessa Igreja Local.

 

Conselho Administrativo Paroquial - CAP

O CAP é o órgão responsável pelos aspectos administrativos, econômicos, patrimoniais e materiais da paróquia. Embora seja de natureza administrativa, deve trabalhar em harmonia com o CPP. Cuida para que os recursos materiais da paróquia estejam a serviço da evangelização e garantam sua manutenção financeira.

Coordenador do CAP: Jairo

Agenda

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça, quinta e Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h30 às 18h