• Youtube
  • Instagram

Espiritualidade

07/12/2016
Mensagem de Pe. Carlos Henrique

A voz clama no deserto: “Preparai os caminhos do Senhor”


Foram muitos anos, meu senhor, que eu andei por esses desertos urbanos e humanos e, também, tentei ser voz.

Foram muitos caminhos. Caminhos infindos, pelas manhãs de todas as estações desses anos. Caminhos escondidos em cada entardecer, às vezes com por do sol, noutras vezes, com ventos e trovoadas.  Caminhos íngremes por becos e ruas, saltando pontes, virando montes. Por mil caminhos caminhei.

Fui voz na vila que era do esposo de Maria. Fui voz na vida de tantos. Fui voz que tentou reerguer e que, em muitas vezes, acabou caída, solitária, entristecida. Mas fui voz ardente. Fui voz firme. Fui voz forte. Fui voz que tentou falar e preparar o caminho. Fui voz que tentou alertar os que tivessem ouvidos para ouvir, que o céu é aqui, no dia a dia do nosso falar e do nosso calar. Fui voz contida, engasgada e traída. Um dia fui a voz num imenso jardim. Como o do Éden. Fui voz de Marias e fui voz de Josés. Fui voz na dor. Ah, como fui voz na dor!!! Fui voz, também, no amor. Esse tipo de voz é mais fácil de ser. Porque ser voz na dor, embora necessário, dói. Enquanto que ser voz no amor, a gente ama junto. Fui voz de sino, como também fui voz de menino que, simplesmente, me fez calar, pedindo-me apenas para amarrar seu tênis. Fui voz que canta, e cantei. Fui voz na praça. Fui voz à meia noite, como também, fui voz no raiar do dia. Fui voz ao meio dia e ao cair da tarde. Fui voz para os pobres e, também, para os que se consideravam ricos, muito embora nunca acreditei que fossem. Então, meu senhor, fui e serei voz, enquanto pude e enquanto puder ser.

Tem mais uma coisa e, para mim, a essencial: o bonito de ser voz, como a do deserto, é que ela passa. E o mais bonito ainda, é reconhecer que mesmo passando a voz, a Palavra permanece e jamais passará.

Que o Advento do Menino Deus inspire-nos à “Proclamar a Palavra” pela nossa vida!


Pe. Carlos Henrique Corrêa Senna

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça, quinta e Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h30 às 18h