Água de Sto Inácio

A água de Santo Inácio

A tradição da Igreja sempre valorizou as expressões sensíveis da fé. Trata-se de formas de oração, a partir de gestos bem concretos, que falam uma linguagem muito direta.

A água é indispensável para a vida dos homens, dos animais, das plantas. Sem ela, tudo morre. Por isso, a água sempre foi sinal muito expressivo. Ela é usada no batismo para significar a vida nova. Jesus diz a Nicodemus que é preciso nascer de novo, “pela água e pelo Espírito” (Jo 3,5). Ele fala da “água viva” que saciará definitivamento nossa sede e se tornará, dentro de nós, manancial da vida (Jo 4,14).

O uso de água benta em vários contextos de fé deve ter sempre uma referência ao batismo, à vida nova no Espírito, a essa água que Jesus promete para saciar a nossa sede.

A água de Santo Inácio é um dos “sacramentais” usados na Igreja como forma concreta de expressar nossa fé em Deus. É água normal, sobre a qual o sacerdote reza a seguinte oração de bênção pedindo a proteção de Deus por interecessão de Santo Inácio. Seu uso foi aprovado e recomendado pelos Papas, a partir de Pio IX, em 30/08/1866.

Benção da água de Santo Inácio de Loyola

Deus, que operastes pela água os maiores mistérios da salvação dos homens, atendei, misericordioso, as nossas preces e derramai sobre esta “água de Santo Inácio” a força da vossa benção, para que ela se torne instrumento das vossas graças e nos alcance perfeita sáude de alma e corpo, a fim de que, a exemplo e por interecessão de Santo Inácio, possamos em tudo amar e servir a Vossa Divina Majestade. Por Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.