Dados históricos

A Paróquia Santo Inácio de Loyola, situada no bairro Cidade Jardim, na Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi criada no dia 5 de fevereiro de 1961, em território desmembrado da Paróquia Santo Antônio, da Contorno, cujo pároco era Pe. Aguinaldo Leal. Até então as celebrações eram realizadas na extinta Capela São João Batista (rua Conde de Linhares) e na Capela do Colégio Loyola (rua Eduardo Porto).

A nova Paróquia teve como primeiro pároco o reverendo padre Jair Teixeira Galvão, nomeado pelo então arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Cabral. O Padre Jair organizou o funcionamento da Paróquia com seu Conselho Paroquial e os diversos voluntários. A primeira reunião para a sua fundação foi realizada com a participação de alguns paroquianos e com a presença do Padre Carlos Gonçalves (vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima).

O terreno no qual está erigida a Igreja Matriz de Santo Inácio de Loyola foi pensado para construir também o Salão Paroquial, as obras sociais e um estacionamento. O projeto, a construção e a organização da Secretaria Paroquial foram integralmente executados pelos padres que passaram pela paróquia, assim como a ampliação e modernização do Salão Paroquial, em 2012. Por ocasião da renovação da Igreja Católica, trazida pelos preparativos do Concílio Vaticano II, o Salão Paroquial passou a ser um espaço importante para os encontros e reuniões da comunidade paroquial.

Relação dos padres que passaram pela Paróquia Santo Inácio de Loyola:

1. Pe. Jair Teixeira Calvão (Pároco)
  2. Pe Fabriciano Ayella (Pároco)
  3. Pe. Antônio Netto de Oliveira (Pároco)
  4. Pe. Manoel Tort (Pároco)
  5. Pe. Miguel Elozua (Pároco)
  6. Pe. Walter José Brito Pinto (Pároco)
  7. Pe. Paulo Fernandes (Pároco)
  8. Monsenhor Geraldo Calixto (Pároco)
  9. Pe. Luiz Eustáquio Santos Nogueira (Pároco) e Pe. Afonso Campos Rabelo (Vigário)
  10. Pe. Fernando Lopes Gomes (Pároco); Pe. José Wilson Andrade (Padre Cooperador); Pe. Júnior Vasconcelos (Vigário); Pe. Ismar Dias de Matos (Vigário); Pe. Otávio Juliano de Almeida (Vigário)
  11. Pe. Carlos Henrique Corrêa Senna (atual Pároco)