• Youtube
  • Instagram

Notícias

04/07/2018
Orquestra Sinfônica PMMG

No dia 03/08 às 19:30 a Orquestra Sinfônica da Policia Militar de Minas Gerais, fará uma apresentação na Paróquia Santo Inácio de Loyola, na semana de comemoração do Padroeiro.A Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais é uma orquestra sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Foi idealizada em 1948 pelo Tenente Jose Faustino Pereira e deixada aos cuidados de coronel Egídio Benício de Abreu,do maestro Sebastião Vianna, assistente e revisor de Heitor Villa-Lobos e professor de importantes músicos brasileiros. É considerada a única orquestra militar da América Latina.

Sua primeira apresentação se deu em 18 de março de 1949, às 20 horas, no ginásio do antigo departamento de instrução – D.I, hoje Academia da Polícia Militar, tendo em sua direção e regência, ninguém menos, que o maestro Vila-Lobos.  A orquestra se iniciou a partir da reunião dos músicos remanescentes de diversas bandas mantidas pelas organizações militares mineiras em um único corpo artístico, sob a regência de Sebastião Vianna o qual foi dissipulo do Mestre Faustino como era chamado. Seu atual regente é o maestro Capitão PM Músico Antônio Vicente Soares.

Subordinada à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, é composta por mais de 50 músicos, todos militares. Integra o Corpo Musical dessa instituição, composto ainda por 19 bandas de música e conjuntos de câmara.

Executa concertos em solenidades cívicas e militares de importância regional ou nacional, apresentações artísticas e culturais e eventos de caráter filantrópico.

Entre os músicos de relevo que fizeram parte da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar desde sua fundação encontram-se Benito Juarez (posteriormente fundador e regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas) e Watson Clis, um dos principais violoncelistas brasileiros, atual primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

 

Fonte: Wikipédia

Foto:  PMMG

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça a Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 18h