• Youtube
  • Instagram

Espiritualidade

21/01/2015
MENSAGEM DO PAPA
por Jéssica Marçal, da redação

Canonização do beato José Vaz, no Sri Lanka, e visita à cidade atingida pelo tufão Yolanda, nas Filipinas, foram pontos recordados por Francisco na catequese de hoje

 

A viagem ao Sri Lanka e Filipinas foi o tema da catequese do Papa Francisco, nesta quarta-feira, 21. O Santo Padre recordou os momentos marcantes vividos em ambos os países, reiterando suas orações pelos povos locais.

Francisco disse que sempre levará no coração o acolhimento que recebeu tanto dos srilanqueses como dos filipinos. Do Sri Lanka, ele recordou o momento culminante da visita: a canonização do beato José Vaz, primeiro santo do país.

“Seu exemplo de santidade e amor ao próximo continua a inspirar o apostolado no Sri Lanka. Indiquei São José Vaz como exemplo para todo cristão”.

Durante a visita, o Santo Padre recordou várias vezes que o povo srilanquês sofreu por muitos anos por causa de conflitos civis e agora procura reconstruir a unidade. Do encontro com as autoridades, ele lembrou que enfatizou a necessidade de respeito à dignidade humana, a fim de que se alcance a reconciliação.

Esse também foi o tema que caracterizou a visita ao santuário de Nossa Senhora do Rosário em Madhu. “Naquele lugar santo, pedimos a Maria para obter para todos os srilanqueses o dom da unidade e da paz”.

Filipinas

Com relação à visita às Filipinas, maior país católico da Ásia, conhecido pela religiosidade e entusiasmo, Francisco recordou o motivo principal pelo qual quis ir ao país: expressar sua proximidade à população que sofreu com o tufão Yolanda. Ele foi até a cidade de Tacloban, região mais atingida pela catástrofe natural, e lá pôde ver a fé do povo e sua capacidade de reconstrução.

O Papa expressou hoje a satisfação que teve no encontro com as famílias. “As famílias são essenciais para a vida em sociedade”, declarou Francisco, acrescentando uma observação sobre a quantidade de famílias numerosas que existe nas Filipinas e que acolhem cada filho como um tesouro.

“Ouvi falar que as famílias com muitos filhos e o nascimento de tantas crianças estão entre as causas da pobreza. Parece-me uma opinião simplista. Podemos dizer que a causa principal da pobreza é um sistema econômico que tirou a pessoa do centro e ali colocou o deus dinheiro. Um sistema econômico que exclui sempre as crianças, os idosos, os jovens sem trabalho, e cria a cultura do descarte que vivemos. Estamos habituados a ver pessoas descartadas. Esse é o motivo principal da pobreza, não as famílias numerosas”.

Já sobre o encontro com os jovens, o Papa disse que quis encorajar o esforço deles para contribuir com a renovação da sociedade, em especial no serviço aos pobres e cuidado com o ambiente.

“Agradeço ao Senhor por esta visita pastoral. E peço que abençoe sempre esses dois países”, concluiu.

Fonte: papa.cancaonova.com

Calendário

Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Bernardo Mascarenhas, 187
Cidade Jardim - CEP: 30380-010
BHTE/MG
31 3296.2465
Horários de Missas
Terça, quinta e Sexta-Feira: 19h
Sábados: 18h
Domingos: 10h e 19h
Secretaria Paroquial
Rua Tenente Renato César, 53
Cidade Jardim - CEP: 30380-110
BHTE/MG
31 3296.2465
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h30 às 18h